quinta-feira, 28 de novembro de 2019

28 de novembro de 2019 - Grupo Bezerra de Menezes


Irmãos,

  A sexualidade é muito falada, mas pouco compreendida por quase todos os habitantes de nosso orbe, sejam encarnados ou desencarnados.
  A energia sexual é mesmo complexa e difícil de ser vivenciada. Apenas quando atinge níveis mais altos de evolução o espírito aprende a, de fato, dominá-la.
  Por ora, para nós que estamos iniciando os primeiros passos evolutivos, o que podemos fazer é identificar e procurar conhecer a força da energia sexual, reconhecer sua capacidade criadora e também destruidora, e fazermos dela o uso que nos é possível hoje, sempre buscando sublimá-la a fim de que seja canalizada para um propósito condizente com nossa fé e valores Cristãos.
  Com o tempo, quando tivermos domínio sobre nossa mente e pensamentos, vamos aprender outras formas de utilizar tão preciosa energia, que muito impulsionará nosso crescimento.

28 de novembro de 2019 - Grupo Bezerra de Menezes


Do frasco de pura essência de preciosa combinação,
Externado pelo vaso que contém a sabedoria da Criação,
Carregamos, naquilo que em nós se contém,
A jornada da individuação.

Que contempla, de forma específica,
Os polos da diferenciação
Do masculino e do feminino
Que de nós demanda o equilíbrio da equação.

São essenciais para a íntima compreensão
Da necessidade de cada polaridade
Para seguirmos em evolução.

Se desconectam da forma física,
Com a qual guardam certa relação.
Mas se projetam em ações vitais
De equilíbrio e renovação.

Integradas adequadamente
Trazem paz ao nosso coração.
Exalemos, portanto, os nossos perfumes da essência da criação.
É isso que sublima o humano
E eleva o ser à evolução.

quinta-feira, 21 de novembro de 2019

21 de novembro de 2019 - Grupo Bezerra de Menezes



Quem sou eu?

Daquilo do que te afastas
Reconhecendo em teu íntimo ameaça,
Dispara na instância emocional
O inequívoco sinal.
É o chamado para o enfrentamento
Que devemos fazer, afinal.

São conteúdos introjetados
Vividos em distantes passados,
Ou momentos traumatizados que sobreviveram recalcados
E reclamam de nós o enfrentamento adequado.

São simples, insistentes,
E apontam para a mesma direção.
Se repetem, se interpõem em nossa vida
Em viva obsessão.
Buscam apenas serem vistos
Para receberem outra significação.

Enfrentemos então o que emerge,
Que busca resolução.
No momento em que forem vistos
E integrados,
Como ameaça, desaparecerão.

domingo, 17 de novembro de 2019

14 de novembro de 2019 - Grupo Bezerra de Menezes


Quem sou eu?

A sequência de vidas passadas, cuidadosamente amalgamadas nas lições vividas, e algumas vezes não aproveitadas, levam-nos às demandas apresentadas nas vidas atuais, reatualizadas em desafios para as novas jornadas.
Daí que o que buscamos é nos quitar com o acervo que dispomos das questões internalizadas pelas boas intenções a que nos propomos.
O reconhecimento daquilo que ressuma do psiquismo que apresentamos é a chave do entendimento do caminho que caminhar precisamos.
Com a coragem que já nos aquinhoamos, olhemo-nos para nós mesmos e iniciemos o trabalho que precisa ser feito para os melhoramentos que tanto necessitamos.

sexta-feira, 8 de novembro de 2019

7 de novembro de 2019 - Grupo Bezerra de Menezes


Irmãos,

  Quando nos propusemos a estudar a psicologia da alma, neste grupo, sabíamos que o desafio seria grande.
  A grande aventura do desenvolvimento espiritual ao qual nos arrojamos, inicialmente de forma inconsciente, e, aos poucos, de forma mais consciente, nada mais é do que a grande jornada do autoconhecimento.
  O paradoxo está no fato de que, quanto mais nos conhecemos e quanto mais nos engrandecemos, mais conseguimos enxergar novos campos, áreas, virtudes e vícios, ainda não devassados.
  Ora – nos indagamos – essa faina nunca terá fim? Claro que não, pois se o Universo é infinito, se nossa vida é infinita, nosso crescimento e desenvolvimento tem que ser infinito.
  Longe de nos estagnar, esta realidade deve nos trazer a tranquilidade de que o tempo, apesar de sempre dever ser bem aproveitado, também é infinito.
  O segredo então é termos a tranquilidade e a calma de fazermos agora o avanço que nos é possível, sem nos cobrar demais, mas também sem nos deixar estagnados.

7 de novembro de 2019 - Grupo Bezerra de Menezes


Irmãos,

  Encarnados, conhecemos a Terra hoje; do ontem, lemos nos livros.
  Mas é importante saber que nos milênios de evolução da Terra, a história foi escrita por nós. Sim, por cada um de nós, nas idas e vindas do mundo espiritual.
  Se hoje colhemos frutos de uma evolução salutar, esses frutos foram gerados pelo nosso trabalho incessante na escala evolutiva.
  Não somos apenas nós que crescemos, mas também o ambiente que habitamos.
  Então, irmãos, importante é agradecer sempre o muito que já conquistamos e rogar a Jesus e à espiritualidade maior e amiga que nos oriente a deixar esse mundo melhor do que o encontramos, pois sabemos que esse bem que deixamos nos eleva e nos retorna.
  Cuidem de teus passos.
  Sejam cuidadosos e atenciosos para consigo mesmos.
  Olhem para trás e agradeçam.
  Olhem para frente e peçam a benção de contribuir para o melhor de nosso planeta e de nós mesmos.
  Fiquem todos na paz de Jesus.

31 de outubro de 2019 - Grupo Bezerra de Menezes


Irmãos,

  O caminho do autoconhecimento é o caminho da evolução espiritual que almejamos.
  Todos sentimos, em nosso íntimo, que este é o caminho capaz de nos levar àquele reino de paz e integração com Deus, que vislumbramos como sendo o conceito de paraíso ou estado de felicidade.
  No entanto, aprendemos também, por ser verdade, que o caminho do autodescobrimento e aperfeiçoamento é doloroso e nos exige muito esforço e sacrifício.
  Não podemos nos esquecer, porém, que este esforço é o que dá sentido à vida, é o que nos faz ser os construtores e únicos donos de nosso destino.
  A necessidade de nosso trabalho e esforço para nossa própria evolução é consequência do nosso livre arbítrio e é o que nos faz únicos no universo.
  Portanto, conhecendo esta lei natural, resta-nos fazer o melhor proveito dela e tomarmos em nossas mãos, em definitivo, as rédeas de nossas vidas.

24 de outubro de 2019 - Grupo Bezerra de Menezes


As lembranças de um passado criminoso ainda assombram minha alma que busca a regeneração.
    Irmãos caridosos e abnegados permanecem ao meu lado ensinando-me o caminho da luz perdido no decorrer de minhas existências, e é com prazer imenso que carrego em meu peito, hoje, a insígnia do servidor de Jesus que me tornei nesta casa.
    Muitos foram os anos em que, perdido, não entendia a doutrina maravilhosa que regenera almas e acalma corações em sofrimento.
    Assim, a doutrina dos espíritos, que somos todos, sejam encarnados ou desencarnado, mostrou-me outra maneira de me relacionar com o universo, com a criação divina, e o entendimento das coisas entre o céu e a terra dilatou-me a visão embotada pelo materialismo.
    Enxergo aquilo que brilha em cada alma, sinto a luta pelo amor de cada ser. Reverbera hoje em mim o desejo ardente de servir na causa do Cristo, e sigo com a certeza de que é pelo caminho do espiritismo que lograremos a felicidade.
(Rodrigo Castro Santos)