quinta-feira, 28 de maio de 2020

28 de maio de 2020 - Grupo Bezerra de Menezes


Em tempos de crises, gastamos enorme energia querendo mudar o que não está ao nosso alcance.
Queremos mudar a situação que nos desagrada. Queremos mudar a atitude dos outros. Queremos mudar o rumo dos acontecimentos.
Mas nada disso depende de nós. Os fatos da vida normalmente nos chegam como desafios a serem vividos e não situações a serem esquecidas ou ignoradas.
O comportamento dos irmãos que contigo partilham a jornada, ainda que te afete, te faça sofrer, é uma opção deles, faz parte do exercício do livre arbítrio de cada um.
Lembre-se que cada um só dá o que tem e não se pode esperar da criança espiritual uma atitude madura, ainda que o ser, nesta existência, possua a aparência adulta.
Então, o que nos resta fazer em situações de crise?
A única atitude que nos cabe é olhar para dentro de nós, consultar nossa consciência para buscar compreender o que a vida quer nos ensinar com a situação que nos abala.
Lembre-se que não existem vítimas, que Deus é bom e que não cai sequer uma folha da árvore sem que Ele consinta.
Não quero com isso dizer que Deus apoie o mal que acontece. Não, ele apenas permite que ajamos conforme nossas consciências, transformando, entretanto, aquilo que consideramos o mal em lições que, se aproveitadas, nos tornam mais fortes e preparados para os desafios que se descortinarão no futuro.
Cabe a nós passar pelas tribulações com fé, com humildade e resiliência. Cabe a cada um de nós a consciência das imperfeições que ainda temos que trabalhar. Todos nós somos rápidos em apontar as falhas alheias, na mesma proporção que buscamos justificar as nossas.
É imprescindível o trabalho do autoconhecimento para que possamos desnudar nossa alma diante de nós mesmos, sem as inúmeras máscaras que adotamos ao longo da vida, buscando uma falsa segurança.
Meus irmãos, a verdadeira felicidade, não é ter é ser. Ser leal aos seus sentimentos, acolhendo os que ainda te envergonham, te constrangem, para, não os abraçar como fatalidade, mas trabalha-los intensamente para que você, de verdade, se transforme no ser que você hoje idealiza.
Para isso, é preciso parar de olhar para o outro e começar a olhar para si mesmo, indagando à tua consciência: o que posso mudar? Que valores desequilibrantes ainda guardo n’alma? Como posso tratar melhor as pessoas com quem convivo? Como fazer para me desapegar das mágoas e rancores que ainda carrego comigo?
É assim, meus irmãos, num intenso e disciplinado trabalho de evolução interna que nos será possível enfrentar qualquer situação que a vida nos apresentar, com mais confiança e força.
Não há outra forma.
Então, mãos à obra, meus irmãos, que daqui lhe forneceremos inspiração e energia para essa tarefa que se faz urgente, para cada um de vós.

quinta-feira, 21 de maio de 2020

21 de maio de 2020 - Grupo Bezerra de Menezes


Hoje venho falar àqueles que se encontram angustiados e tristes.
Bem o sei das dores, dissabores e desafios por que vem passando.
Sei que não obstante a sua fé, às vezes a tristeza empana os bons pensamentos e te perdes nas teias da desesperança e do desequilíbrio.
Não te preocupes demasiadamente com isso. És humano e, por conseguinte, não é de se espantar que às vezes vacile no teu caminhar.
O que é importante que compreendas é que não estás sozinho e nunca estivestes. Abnegados irmãos te acompanham, te velam e te inspiram na tua jornada.
Procure respirar profundamente, focar sua mente na beleza do dia que novamente se inicia, elevar teu pensamento a Deus e pedir o auxílio e a força de que necessitas para prosseguir.
A oração é eficiente remédio contra todas as dores e te proporciona a chave para estreitar tua conexão com as forças divinas que te acompanham.
Por isso eu te recomendo que ore, meu irmão, ore com a mesma intensidade da dor que hoje sentes.
Entrega teu fardo a Deus e confia que o auxílio irá chegar ou que você irá perceber que ele já está disponível a ti, na forma de uma inspiração, uma palavra amiga, um exemplo de vida que te apresentam, uma música, um carinho.
Confia, meu irmão, que tudo passa, que a verdadeira fé não é não temer, nem não se entristecer. A verdadeira fé é, não obstante nossas falhas e nossas dúvidas, volver ao caminho do Pai e confiar na vida que tudo provê e que tem o desenho certo para tua evolução.
Confia, meu irmão, porque a dor não é necessária, mas a coragem sim.
Não posso te prometer um mundo isento de provas e desafios, mas posso te garantir que com coragem, resiliência e fé conseguirás vencer todas as provações.
Posso te garantir que o teu caminho será sempre acompanhado por pessoas que te amam, que querem o teu bem e que, para isso, velam teus passos diuturnamente.
Posso te garantir que o amor do Pai por ti é imenso e que nada do que te chega é para te fazer sofrer, mas sim para te despertar.
Mãos à obra, então, meus irmãos, trabalhando em prol de ti mesmo e dos outros o teu despertar será rápido e o tempo da prova se tornará desnecessário.
O teu labor trará o alívio que tanto almejas.
Trabalha, pois, em prol de ti mesmo.

quinta-feira, 14 de maio de 2020

14 de maio de 2020 - Grupo Bezerra de Menezes


A vida só tem sentido quando você dá a ela um significado.
O que é importante para você?
Que valores guiam tua existência?
No momento, tua vida foi bastante simplificada, teu espaço reduzido e tuas experiências limitadas.
Se tens saúde, estás alimentado e tens um teto sobre ti, creio que posso concluir que pouco tens a reclamar, quando tantos próximos a ti estão doentes, com fome e com frio.
Então, por que não procura ocupar o teu tempo com a busca da tua essência?
Mergulha dentro de ti para tomar consciência daquilo que hoje dá significado a tua vida.
Pergunta-te se teus valores te impulsionam rumo à perfeição, rumo à felicidade, ou são só distrações que não te levam a lugar algum.
O momento é de reflexão e de encontro com si mesmo. O momento é de crescimento.
Aproveita teu tempo para olhar a tua volta com consciência. É hora de perceber o que já conquistastes.
Hora de ser grato por tudo o que tens.
Hora de acertar o que ainda na tua vida não anda bem.
A vida te cercou das pessoas que realmente são importantes para ti neste momento. Essa é a oportunidade de com elas estabelecer laços firmes de amor, confiança e parceria. É hora de perdoar, de compreender as tuas próprias limitações e daqueles que te cercam e ser gentil e tolerante.
É hora de estender o teu amor além das fronteiras de tuas relações familiares. É hora de pensar que aquele desconhecido que hoje passa fome e frio pode ser um ente querido ao teu coração, momentaneamente esquecido nas dobras da vida terrena.
Você tanto tem, quando tantos outros nada possuem.
Será que o que hoje te falta, o que tanto almejas, é realmente necessário e imprescindível à tua felicidade?
Revisita os teus valores e o significado da tua vida.
Vá a tua janela, olha ao teu redor, receba o sol que hoje te aquece e ilumina, trazendo luz e beleza, e agradeça, meu irmão, agradeça por tudo o que tens e por aquilo que ainda podes alcançar.
Agradeça pela vida, porque hoje você começou mais um dia e tens a oportunidade de recomeçar, de melhorar, de fazer a tua parte.
A vida está te ensinando que sozinhos somos fracos e indefesos, que precisamos unir as nossas mãos e caminharmos cuidando uns dos outros.
Faça a sua parte, estenda as suas mãos e auxilie os teus irmãos, seja com bens materiais, seja com o teu tempo e disposição.
Faça a sua parte, cuida de você para que o amanhã te encontre mais fortalecido e centrado no que de fato importa.
Faça a sua parte.

14 de maio de 2020 - Grupo Bezerra de Menezes

A paz e a serenidade que almejas em tua mente pode ser encontrada na ligação do olhar voltado a Deus. 
Tanto se produz aqui na Terra, tanto a fazer, tanto dever, tantas decisões de âmbito da matéria!... 
Um “parar” para mudar a vibração, para se conectar com o Maior se torna difícil, mas imprescindível... 
Porém, não esperes apenas o momento ideal para isso, todos os dias, todas as horas, esse fluido de troca salutar pode ocorrer, em tudo o que fazes, para si mesmo e em especial para os outros, podes colocar amor. 
Quando nos tornamos de fato servos de Deus, nosso olhar, nossos passos, nossas palavras, tudo em nós em todos os momentos nos entrega como filhos do Maior. 
A serenidade para as melhores decisões em todos os planos não estão restritos a pequenos momentos de oração e meditação, mas sim ao que produzimos e exalamos de nós mesmos ao longo dos dias de afazeres, ao longo da semana, dos meses, dos anos. 
É isso que nos torna quem de fato somos. 
Tentes colocar amor em tudo o que fazes e sua conexão com o Maior se tornará mais fluida e repleta de emoções gratulatórias.

quinta-feira, 7 de maio de 2020

7 de maio de 2020 - Grupo Bezerra de Menezes


É preciso que percebas que tudo o que te acontece é bom ou é ruim, dependendo do seu olhar.
Como tens compreendido os fatos que te chegam?
Como tens abraçado as provas com os quais a vida te desafia?
Se acreditas realmente que a vida é regida por um Ser amoroso e justo, por que teu olhar se prende aos aspectos negativos dos acontecimentos?
Muitas vezes o que chamas de mal nada mais é do que a avalanche que leva consigo todos os miasmas para que a boa semente possa, enfim, florescer.
É preciso que confies mais na vida.
É preciso que desenvolvas a habilidade de compreender nas entrelinhas das circunstâncias.
É preciso que treines o teu olhar para buscar sempre o bem e a beleza em tudo o que te cerca, em tudo o que acontece contigo.
Estamos em um planeta de provas e expiações. Então, não almejes ficar livre da dor. Isso, agora, não é possível, pois a dor é o melhor instrumento, no seu atual momento evolutivo, para o seu despertar, para o seu crescimento e para a sua evolução.
Mas o nível de sofrimento e desgaste frente às provas que te chegam, esse sim é uma escolha de cada um.
Por isso, hoje eu te convido a desenvolver a gratidão, a desenvolver a habilidade de sorrir e confiar, a desenvolver a virtude da humildade e da paciência.
Irmão, a ideia não é de sofrimento, mas de aprendizado.
Fixe-se nessa diretriz e todas as vezes que a dificuldade bater a tua porta receba-a como a amiga que ela é, mensageira de uma lição para o seu crescimento espiritual.
Treine seu olhar par o bom e para o belo.
Então, verás que a mudança da tua conduta modificará o teu mundo e você poderá ser feliz, independentemente do que te aconteça.
Fique bem.