quinta-feira, 11 de abril de 2019

11 de abril de 2019 - Grupo Bezerra de Menezes


Se você sobe num morro, sua visão se amplia e você consegue ver mais longe. Seu olhar percebe mais coisas e seu mundo se expande.
De outro lado, se permaneceres aos pés desse mesmo morro, pouca coisa conseguirás perceber daquilo que existe a tua volta, porque teu olhar e, por conseguinte, teu mundo está limitado.
As tuas decisões são sempre pautadas por aquilo que consegues enxergar dos fatos que te chegam. Ora o teu olhar está limitado e estreito, ora consegues enxergar além das aparências e essas limitações do teu estado mental, que oscilam conforme tua situação de vida, momentaneamente extraída de sua psique, vão ditar as tuas reações.
Às vezes, por tão pouco, tens uma reação exacerbada daquilo que te chega. Em outro momento, o mesmo fato não te causa reação nenhuma.
Tudo depende de como se encontra o seu estado de espírito, da amplitude do teu olhar para os fatos da vida.
Muitas vezes acreditamos que o esforço de subir o morro não vale a pena e preferimos manter limitado o nosso olhar, contentando-nos a um mundo estreito e de poucas perspectivas.
Mas é o “subir o morro” que nos faz crescer. É olhar além dos nossos valores e preconceitos, que nos possibilita enxergar o mundo de outra forma e, com isso, ampliar nossos horizontes.
Não tenhas receio de olhar para o lado.
Não tenha medo de entender que vivemos segundo padrões mentais preestabelecidos e que esses padrões nem sempre são compartilhados com aqueles que caminham conosco.
Não se melindre ao entender que não há demérito na diversidade e o “pensar diferente” sempre nos acrescentam uma nova perspectiva sobre os fatos que vivenciamos.
Mudar o rumo da jornada, traçar um novo caminho, não é fraqueza, é coragem de se reinventar, de tentar algo novo, de fazer diferente.
Permita-se um passo diferente.
Permita-se um novo olhar.
Os teus horizontes se abrirão a novas experiências e os teus valores se modificarão.
Se é certo que nem sempre estás equivocado, também é razoável considerar que às vezes erra.
E olhar para o exemplo daqueles que caminham contigo, por certo acrescentará uma generosa dose de entendimento do que é e do que poderia ser.
Permita-se fazer diferente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário