quinta-feira, 4 de abril de 2019

4 de abril de 2019 - Grupo Bezerra de Menezes


O que é a alegria e o que é a tristeza.
Como identificar e conceituar esses sentimentos que nos afetam com tanta profundidade?
Se a alegria ou a tristeza estivessem intrinsicamente relacionadas às questões do mundo exterior, por que os fatos afetam diferentemente as pessoas? Por que um fato atinge tão negativamente uma pessoa, deixando-a infeliz, enquanto para outra pessoa o mesmo fato é completamente indiferente?
Os fatos externos, em si, são neutros, simples acontecimentos vivenciados no dia-a-dia, que nos proporcionam experiências que vivenciamos da forma que, consciente ou inconscientemente, escolhemos.
A felicidade, então, não pode ser buscada no exterior, não está vinculada às condutas das outras pessoas ou à satisfação de todos os nossos desejos.
A felicidade há que ser buscada no interior de cada qual, na postura de vida escolhida, na forma como são vivenciadas as experiências que nos chegam.
Lembre-se que ser feliz é uma escolha, é uma opção de vida.
Não te deixes abater pelos desafios diários.
Não exijas dos outros aquilo que nem mesmo você pode dar.
Não cobre compensações pelos seus atos de bondade, benevolência ou tolerância.
Pratique suas ações com isenção, sem esperar dos outros que hajam segundo as suas condições de vida.
Lembre-se que aqueles que caminham a teu lado estão contigo para aprender ou para ensinar.
Tenha humildade de aprender com eles e desenvolva a tolerância de ensinar-lhes com amorosidade e paciência.
Busca crescer interiormente, melhorando-te cada dia mais. Estende tuas mãos àqueles que ainda persistem nas teias da ignorância e da violência, com caridade e piedade: eles não sabem o que fazem.
Apiede-se deles, não os julguem. Eles estão perto de você para que você, com seu exemplo, possa mostrar-lhes que há outras formas de viver a vida. Ajude-os, sem lhes exacerbar o sofrimento interno, fruto dos constantes erros praticados.
Seja, por você e pelos outros, uma pessoa que contribui para a construção de um mundo melhor. Seja aquele que, quando chega, traz alegria e esperança e que, quando parte, deixa saudades.
Construa em você o mundo que idealiza encontrar lá fora. Seu mundo interior deve ter brilho, deve ter luz, deve ter alegria, deve ter fé, deve transpirar esperança e paz.
Construa esse mundo dentro de você e gradativamente você vai influenciar também àquele que partilham contigo esta jornada.
Seja feliz.
Faça os outros felizes.
É o que esperamos de ti.
Que Deus, em sua infinita misericórdia, te inspire e abençoe nesse propósito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário